terça-feira, 16 de março de 2010

Leitura quando criança - é necessário

Em meu trabalho como professora infantil, tenho observado que ao contrário do que se diz, as crianças gostam de ler sim! Apenas não são acostumadas desde cedo.
Como tenho uma coleção de livros infantis, comecei a pedir que eles lessem ou copiassem a historia, e em menos de duas semanas observei que eles leram e copiaram cerca de 10 historias. Sem falar que cada um já escolheu a sua favorita, seja Menina Bonita do Laço de Fita- Ana Maria Machado, ou Uma Historia com  Mil Macacos- Ruth Rocha.
As crianças gostam de ler, apenas não são despertadas para isso. Noto que na escola as profesoras ensinam matemática e gramática principalmente, e esquecem que além disso é preciso ler e entender o que está lendo. Nas séries mais adiantadas posso perceber a falta que a leitura nos porimeiros anos escolares faz: não conseguem entender o que leem, não conseguem inferir alguma coisa do texto.
A questão é que ao entrarmos em livrarias, nas seções infantis, notamos que pouquíssimos são os pais que compram livros para seus filhos. E ainda assim, os que compram, são no geral pessoas ricas.
É fato que todo pai quer o melhor para seus filhos, mas nas classes menos favorecidas os pais se preocupam principalmente em comprar roupas, sapatos, comida, e esquecem que as crianças também precisam de CULTURA. Assim sendo não compram livros para os filhos.
O Brasil não é um país de leitores, porque os leitores se formam ainda no berço, quando a mãe lê para o filho dormir... quantos pais fazem isso hoje em dia? Os leitores se formam quando criasnças, quando a "tia" da escola pede para eles lerem um pouco... quantas professoras fazem isso?
Temos que ter em mente que todo adulto leitor, foi um dia uma criança leitora. Não adianta esperar que um belo dia seu filho pegue um livro e vá ler de livre e espontânea vontade.

Espero que entendam.

Nenhum comentário: