domingo, 28 de junho de 2009

Chick lit

Falemos de livros. Você conhece os livros chamados chick lit? Não?
Ora, os chick lit são esses livros que retratam a vida da mulher moderna. As protagonistas das histórias, são em geral mulheres que se preocupam com o trabalho, e claro, com os homens! Já que este artigo não se encontra em prateleiras por aí.
Fazem parte dessa nova "escola literária" os livros: o diário de bridget jones, procura-se um namorado-última chamada e temporada de caça: aberta.
Essa literatura é dedicada as mulheres jovens. Eu já li alguns desses livros. Os três que eu citei, eu já li.
São livros interessantes, pois acho que mais do que belos textos os livros devem nos mostrar a vida em sociedade. As coisas mudaram muito para as mulheres no último seculo. Veja só: em 1909 a preocupação feminina era com a sua casa, com seus filhos, e com seu marido. Elas se casavam aos 18 anos de idade.
Hoje no ano de 2009, as mulheres se casam cada vez mais tarde: aos 25 ou 30 anos. E estam cada vez mais dedicadas a estudar e trabalhar. É comum ouvir uma mulher dizer: "eu só caso quando estiver estável no meu trabalho."
É isso que a literatura chick lit vem mostrar: Como é difícil ser uma mulher independente, ter suceso no trabalho e ter um namorado ao mesmo tempo!
As heroínas dessas histórias são como nós, mulheres de verdade. Elas pagam muito mico, são passadas para trás pelo patrão e pelos homens salafrarios que andam soltos por aí.
Os finais das histórias não são uma felicidade só como se espera, o final é como a vida de verdade: elas em geral tem um namorado bacana no final, mas nada que queira dizer que suas vidas serão perfeitas.
Mulheres: leiam esses livros para ver que não estão sozinhas no mundo.
Homens: leiam e entendam mais as mulheres.


ass: Karine Lima

Nenhum comentário: