sexta-feira, 26 de junho de 2009

o pequeno principe


Esse livro simplesmente fantastico, abre as portas para um mundo, onde quem manda são as crianças. O pequeno principe, obra do francês Antoine de Saint-Exupéry traz para os adultos uma nova forma de ver o mundo. Não é possivel ler o pequeno principe, sem após desenvolver uma nova ideia de tudo.
No livro um avião sofre uam pane, e o piloto fica perdido por dias no meio do deserto, a milhas e milhas de distancia de toda terra habitada. Eis que no meio dessa confusão surge um menino, vindo de outro planeta que narra para o piloto todas as suas aventuras, antes de chegar aqui.
Obvio, que se você tem algum conhecimento de mundo, sabe que o garoto é fruto da imaginação de um homem que está no meio do deserto correndo o risco de morrer de fome e sede. Para mim muito mais do que simples imaginação, o menino é também um vislumbre do piloto quando criança, que vem até ele lembrar-lhe como era que ele pensava, e como mudou, se tornando uma pessoa fria, como a maioria dos adultos.
A principio pode parecer, que se trata de um livro infantil, contudo ao lê-lo você vai perceber que é muito mais que isso, não é um mero livro para crianças, é um livro para adultos, que aindam se sentem jovens, ou até para os que não se sentem, mas que após ler o livro acabam se tornando isso.
O livro diz em seus ultimos parágrafos: "olhem para o céu. Perguntem:Terá ou não terá o carneiro comido a flor? e verão como tudo fica diferente... E nenhuma pessoa grande jamais compreenderá que isso tenha tanta importancia!" Apenas esse trecho já é o suficiente para mostrar porque o pequeno principe, é certamente o livro mais profundo já escrito. E porque eu gosto tanto.

ass: Karine Lima

3 comentários:

Julyanna Sales disse...

ah esse livro eh perfeito e vc resumiu maravilhosament..

Leyre Ellen disse...

"é certamente o livro mais profundo já escrito." Concordoo!!! É um dos melhores livros que ja li!

Karine Lima disse...

amo esse livro!